sexta-feira, 12 de junho de 2009

A MAGIA DO AMOR

'

De repente... Aquela sensação de solidão. Parece que está faltando alguma coisa; uma energia nova ou um impulso para restabelecer a vontade de viver. Saiu de um relacionamento sofrido, o tempo passou e você deseja encontrar alguém especial. Ou está sozinho há muito tempo e deseja amar e ser amado.

Algumas vezes, o Amor acontece de forma mágica e súbita. Sua vida muda da água para o vinho. O coração dispara quando encontra o ser amado. As mãos suam e o corpo treme. Aquela vontade de viver reaparece. Como se uma fada madrinha tocasse sua vida com a varinha de condão do amor. Como se o Cupido invadisse seu dia-a-dia rotineiro e dissesse: "Chegou o Amor! Seja feliz!.

Alguém diz: "Estou amando de novo! Não quero mais sofrer nem me decepcionar!". Amar e ser amado é garantia de felicidade perene? Não. Passaporte para o fim dos problemas? Não. Dizem que, quando começamos a amar, também começamos a sofrer. Pode ser... No entanto, podemos evitar decepções no amor se cultivarmos o autoconhecimento.

Um homem inseguro e egoísta dificilmente será feliz no amor. O Amor é um estado de espírito! Você precisa estar integrado ao Amor de corpo e alma! Significa estar mais solidário, paciente e tolerante. Ver o outro com os olhos da compreensão e do otimismo. Sair do ego e ter uma vida mais participativa e alegre. A alegria sincera atrai o Amor! Alegria íntima moldada na maturidade daquele que muito sofreu, mas aprendeu!

Você pode evitar decepções no amor se estiver com os pés fincados na realidade. Não existem príncipes encantados. Não existe a Amélia, mulher perfeita. Se você procura uma muleta para curar seus problemas de insegurança e baixa auto-estima, seu caso de amor estará fadado ao fracasso. Isto não é desejar amar, mas desejar alguém que resolva todos os seus problemas. O outro é imperfeito como você. E aí!?

Comparações no amor? Se já viveu um relacionamento sofrido, não compare a experiência dolorosa com a atual: "Viu? Não disse? Meu namorado é egoísta que nem o ex. Sou mesmo fadada ao sofrimento! - diz a moça desiludida. Parou para pensar porque só atrai homens egoístas ou prepotentes? É sua vida interior mental e emocional que atrai pessoas e acontecimentos.

Se a ferida do relacionamento passado ainda arde, não parta logo para um novo amor. Primeiramente, comece uma história de amor consigo mesmo. Amar a si próprio com seus defeitos e qualidades. Fazer um trabalho de auto-aprimoramento. Aprimorando as qualidades, você estará com maior preparo para amar e ser amado.

Algumas pessoas têm muita dificuldade de serem amadas. Não se sentem merecedoras. Quando aparece alguém que as ama, ficam confusas e inseguras: "Ah, não mereço Fulano. Ele é bom demais, muito carinhoso. Isso é muito esquisito!". Se você acha que não merece a felicidade, não está preparado para um amor verdadeiro. Se for rígido demais consigo mesmo, será inflexível com a pessoa amada. Se tiver uma vida irregular, emoções instáveis, certamente atrairá um amor complicado.

De repente, alguém me diz: "Puxa, eu me sentia tão bem, tão feliz, até que apareceu aquela pessoa complicada. Virou minha vida de cabeça para baixo. Não queria amar e estou amando uma pessoa difícil, intolerante. E agora?". Bem, agora a escolha é sua. Vale a pena investir neste relacionamento? Há uma troca entre vocês dois? Apesar dos inúmeros sofrimentos, o saldo ainda é positivo? Então lute, e vocês conseguirão vencer os obstáculos deste relacionamento.
O ser humano ainda não sabe amar sem tanto apego e posse. Os problemas começam quando o sentimento de Amor nada mais é do que o desejo de mudar e controlar o outro. Mesmo assim, aos poucos, com as experiências dolorosas de amores anteriores, aprendemos a viver a doce magia do Amor. Sem tanto egoísmo e apego.

Nascemos para Amar e sermos amados. Para que você esteja preparado para a Magia do Amor, é preciso que se ame muito, muito mesmo! Depois, ame o outro, os seus pais, os parentes, amigos, seu bichinho de estimação, seu planeta, enfim, ame muito! O Amor expandirá sua Aura e fará com que ela fique carismática e positiva. Se você vai sofrer por Amor? Provavelmente sim. No entanto, mesmo com algumas nuances de sofrimento ou decepções, viverá as delícias de um amor correspondido. Vale a pena fortalecer sua Esperança de encontrar o Amor. Sempre valerá a pena!

Sandra Cecília (Psicóloga Clínica)

Nenhum comentário: